quarta-feira, 8 de setembro de 2010

o PUPA apresenta-se

O PUPA (Padrinhos Unidos Para Afilhados) é um novo projecto da Escola Jácome Ratton que visa a integração na mesma de novos alunos. Este projecto conta com a presença de alunos já integrados na escola, ou seja, alunos que já frequentam a escola há algum tempo e é coordenado pelas psicólogas da escola.

Este projecto surge de um outro Projecto Interno, o P.A.E. (Projecto de Acompanhamento Escolar) coordenado por três psicólogas da escola, as Coordenadoras do PUPA. Este por sua vez é agora constituído por um grupo que conta com a presença de mais de vinte alunos, que desde o fim do ano lectivo anterior se reúnem para trocar ideias de modo a promover a integração de novos alunos na escola.
A dita será feita ao longo do ano, através dos padrinhos e madrinhas que vão assim apadrinhar as suas turmas e vão guia-las durante o ano lectivo. Desde ajudar a localizar os serviços escolares, grupos de estudo, protege-los de possíveis conflitos escolares, disponibilizar-se para os afilhados(as) terem sempre alguém com quem falar de modo a reduzir problemas que possam interferir nos estudos dos ditos, entre actividades (como almoços, acampamentos, jogos, etc.), a uma forte ligação entre afilhados(as)-padrinhos/madrinhas-directores de turma. Tudo isto e muito mais, em função dos novos alunos, de modo a promover um bom ambiente escolar.

Desde Julho, que foram realizadas quatro reuniões que serviram, primeiro para a apresentação do projecto e para o conhecimento dos interessados padrinhos e madrinhas. Segundo, para a discussão de actividades que promovem o contacto, ou seja, que fossem de fácil acesso para a comunicação, neste caso, entre novas pessoas em que ambas se deparam pela primeira vez num novo mesmo sitio (assim como inicialmente aconteceu com os alunos e coordenadores do projecto). Terceiro, para a escolha de um nome para o referido projecto, para o seu logótipo (actualmente sendo um prototipo), e em seguida, para trocar ideias sobre as primeiras actividades a concretizar-se em tempos próximos (as primeiras realizar-se-ão nos dias das reuniões de apresentação). 

4 comentários:

Margarida Laborinho disse...

Muito bem!
Gostei muito da rapidez e da eficiência.
Parabéns ao PUPA e longa vida!
Margarida Psi

martafreitaspereira disse...

Olá PUPA!
É este o espírito que gostaria de ver ser transmitido aos futuros afilhados do PUPA.
Espero que uma longa tradição de apadrinhamento esteja agora a começar na ESJR!
Parabéns aos pioneiros!

Marta "Psi"

Anónimo disse...

Olá padrinhos e madrinhas!
Fiquei orgulhosa do grupo porque o vosso trabalho e dedicação teve resultados excelentes junto dos vossos afilhados.
Parabéns e continuem com essa força e iniciativa.

ÂNIA "Psi"

Anónimo disse...

Olá padrinhos e madrinhas!
Estou orgulhosa do grupo pois o vosso esforço, trabalho e dedicação durante alguns meses teve resultados excelentes junto dos afilhados.
Parabéns e continuem com a vossa dedicação e iniciativas.

ÂNIA "Psi"